Foto: Reprodução
Os varzealegrenses Joédson Vieira e Gilvan Ferreira são os representantes do Ceará no VIII Campeonato Brasileiro de Parabadminton 2023, que está sendo realizado na cidade de São Paulo. O evento, que iniciou no último domingo (17), encerra nesta sexta-feira (20). Esta é a primeira participação dos paratletas neste campeonato, que reúne os melhores praticantes da modalidade de todo o país.
Na agenda dos paratletas, ainda este ano, em dezembro, tem uma viagem marcada para Venezuela, onde disputarão um importante campeonato sul-americano de paratletismo.
Joédson e Gilvan são participantes do Projeto Laços de Inclusão, um programa desenvolvido pela Secretaria de Assistência Social, Segurança Alimentar e Trabalho da prefeitura de Várzea Alegre. O objetivo do projeto é promover a inclusão social por meio do esporte e do suporte às pessoas com deficiência. Os dois tem se destacado como os melhores paratletas da América do Sul, conquistando medalhas em várias competições regionais e estaduais.
A modalidade Parabadminton foi introduzida em Várzea Alegre em janeiro de 2022, graças ao incentivo do medalhista paralímpico José Ambrósio (Chaves Neto), que reside em Brasília. Durante uma visita à cidade, ele apresentou o esporte ao Governo Municipal. Em janeiro, foi realizado o primeiro Campeonato de Parabadminton de Várzea Alegre, abrindo caminho para o sucesso dos paratletas locais.