O ano era 1894 quando o pedagogo e historiador Pierre de Frédy entrou para a história como o fundador dos Jogos Olímpicos da Era Moderna. Foi ele o responsável por criar o Comitê Olímpico Internacional (COI) com o objetivo de restituir os Jogos Olímpicos realizados na Grécia antiga.
Dois anos depois, a ideia de Pierre finalmente saiu do papel. Atenas, capital da Grécia, recebeu a primeira edição dos Jogos Olímpicos de Verão. Desde então, a cada quatro anos, atletas de todo o mundo se reúnem para disputar os Jogos. Apenas em três oportunidades, os jogos foram cancelados devido às duas Guerras Mundiais: Berlim (1916), Tóquio (1940) e Londres (1944).
Em 32 edições, 16 foram disputadas na Europa, seis na América do Norte, quatro na Ásia, duas na Oceania e apenas uma na América do Sul, que contou com o Rio de Janeiro como sede em 2016.
Os cinco anéis do símbolo olímpico, projetado pelo próprio Pierre, representam os cinco continentes habitados do mundo. Suas seis cores (azul, amarelo, preto, verde, vermelho e fundo branco) foram escolhidas porque a bandeira de cada nação contém um deles.
Participação feminina nos jogos
A participação das mulheres nos Jogos Olímpicos teve um início em 1900, em Paris, na França, com apenas 22 mulheres competindo. Desde então, a presença das atletas nos jogos cresceu, mesmo que lentamente.
A condessa Hélène de Pourtalès foi a primeira a participar da competição de vela e, também, a primeira a ganhar, representando a Suíça com a tripulação do barco Lerina, que recebeu uma medalha de ouro.
Em 1932, nas Olimpíadas de Los Angeles, a nadadora Maria Lenk, de 17 anos, tornou-se a primeira atleta a competir pelo Brasil e também a única sul-americana na disputa até então.
Em 2024, as Olimpíadas de Paris terão a maior participação feminina da história. Dos 10.500 atletas que estarão na capital da França, 50% serão homens e 50% serão mulheres. E, pela primeira vez na história, a delegação brasileira terá mais mulheres do que homens. Serão 277 atletas representando o país e 153 são mulheres (55%).
Brasil nos Jogos
O Brasil participou pela primeira vez dos Jogos Olímpicos em 1920, disputado em Antuérpia, na Bélgica. Desde então, com exceção de 1928, a delegação brasileira participou de todas as edições.
Ao longo de 23 edições disputadas, o Brasil conquistou um total de 150 medalhas, sendo 37 de ouro, 42 de prata e 71 de bronze. O país é o melhor sul-americano na história dos Jogos Olímpicos e o quarto maior ganhador das Américas, atrás apenas de Estados Unidos, Canadá e Cuba.
A glória máxima foi atingida pela primeira vez na Antuérpia em 1920, no dia 3 de agosto, com Guilherme Paraense, no Tiro Esportivo, empunhando uma pistola militar masculina de 30 metros.
Nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, o Brasil bateu seu recorde de medalhas conquistadas em uma única edição, somando 21. Em relação a medalhas de ouro, o recorde do país é de sete, feito atingido na Rio 2016 e igualado em Tóquio.