Foto: Ricardo Stuckert - PR
O Governo Federal e o Governo do Ceará assinaram, nesta quinta-feira (28), em Brasília, um aditivo de R$ 3,6 bilhões e a ordem de serviço para a continuidade das obras da Ferrovia Transnordestina no Ceará. O investimento irá gerar cerca de 8 mil empregos no estado e fortalecer a conexão com o Complexo Industrial e Portuário do Pecém.
“Esse investimento representa um avanço significativo para a infraestrutura do estado, integrando seu potencial estratégico ao Complexo Industrial e Portuário do Pecém”, destacou a vice-governadora Jade Romero.
As obras, reformadas em 2023, já receberam mais de R$ 7 bilhões, através de repasse do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE), do Banco do Nordeste. A Transnordestina é considerada estratégica para o transporte de vários produtos, o que irá ajudar a movimentar a economia cearense e regional.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva celebrou: “Estou muito feliz pela assinatura da ordem de serviço para a aceleração das obras da Ferrovia Transnordestina. A conclusão dessa importante obra de infraestrutura, que estava largada, vai levar desenvolvimento para o interior do Nordeste e escoar nossa produção para o Brasil e outros países.”
O senador e ministro da Educação, Camilo Santana, também comemorou: “É um dia histórico não só para o Ceará, como para a região e o país. Estamos mais próximos de realizar esse sonho para o povo do Nordeste e do Brasil.”