Foto: Wallisson Breno/Audiovisual/PR
Após dois anos dos atos antidemocráticos de ataque às sedes dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, 21 obras danificadas serão devolvidas ao acervo da Presidência nesta quarta-feira (8). Entre elas, estão pinturas, esculturas e artefatos históricos, como o Relógio de mesa, de Balthazar Martinot e André Boulle.
Ao todo mais de 50 profissionais estiveram envolvidos na restauração das peças, contabilizando cerca de 1760 horas de trabalho. O projeto de retomada do acervo histórico teve início em janeiro de 2024, em parceria da Diretoria Curatorial dos Palácios Presidenciais e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Para Andréa Bachettini, coordenadora do projeto de restauração, um dos trabalhos mais simbólicos foi o quadro “Mulatas”, de Emiliano Di Cavalcanti. “Após a restauração, os danos ficaram imperceptíveis pela parte da frente, mas pelo verso a gente consegue ver as ‘cicatrizes’, as marcas dos rasgos. A gente não podia esconder“, disse em entrevista a Agência Brasil. A obra foi danificada com sete punhaladas.
Lista de obras que serão devolvidas
- Relógio de mesa, de Balthazar Martinot e André Boulle
- Ânfora italiana em cerâmica esmaltada
- Escultura O Flautista, de Bruno Giorgi
- Escultura Vênus Apocalíptica Fragmentando-se, de Marta Minujín
- Quadro com a pintura Mulatas, de Emiliano Di Cavalcanti
- Quadro com pintura do retrato de Duque de Caxias, de Oswaldo Teixeira
- Quadro representando galhos e sombras, de Frans Krajcberg
- Quadro com a pintura Fachada Colonial Rosa com Toalha
- Quadro com a pintura Casarios, de Dario Mecatti
- Quadro com a pintura Cena de Café, de Clóvis Graciano
- Quadro com a pintura Paisagem, de Armando Viana
- Pintura de Glênio Bianchetti
- Pintura de Glênio Bianchetti
- Pintura de Glênio Bianchetti
- Pintura de Glênio Bianchetti
- Pintura de Glênio Bianchetti
- Quadro com a pintura Matriz e Grade no primeiro plano, de Ivan Marquetti
- Quadro Rosas e Brancos Suspensos, de José Paulo Moreira da Fonseca
- Tela Cotstwold Town, de John Piper
- Tela de Grauben do Monte Lima
- Tela Bird, de Martin Bradley
Programação especial em memória à democracia
Nesta quarta-feira (8) acontecerá uma programação especial que, além da entrega das obras, contará com um ato com representantes dos Três Poderes para rememorar os dois anos do atentado à democracia.
O primeiro momento será a devolução das 21 obras restauradas, na Sala de Audiências do Palácio do Planalto. Em seguida, será feito o descerramento da obra As Mulatas, de Di Cavalcanti. O terceiro momento será uma cerimônia com a presença de autoridades, no Salão Nobre do Palácio do Planalto.
Por fim, a programação se encerra com o ‘Abraço da Democracia’, na Praça dos 3 Poderes, que consiste num ato simbólico com a participação do presidente Lula (PT). Na ocasião, ele descerá a rampa do Palácio do Planalto com as principais autoridades e encontrará o público para ‘o abraço’.