Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Adélia Prado é a vencedora do Prêmio Camões 2024
O prêmio é a mais alta honraria concedida a escritores de língua portuguesa.
Paulo Junior
Foto: Ana Carolina Fernandes

A poetisa mineira Adélia Prado foi anunciada nesta quarta-feira (26) como a ganhadora do Prêmio Camões 2024, a mais importante honraria para escritores de língua portuguesa. Adélia, que também é romancista, tem 88 anos e é considerada um dos grandes nomes da literatura brasileira, já tendo publicado mais de 20 livros.

Com a confirmação da escritora como vencedora, ela será congratulada com 100 mil euros, o equivalente a quase R$600 mil. Adélia se juntará a outros brasileiros icônicos que já receberam o Prêmio Camões, o mais recente foi o escritor Chico Buarque, antes dele já haviam sido agraciados com a distinção a cearense Rachel de Queiroz, além de João Cabral de Melo Neto, Jorge Amado, Lygia Fagundes Teles.

Segundo o júri que concede a premiação, Adélia é uma “autora de uma obra muito original, que se estende ao longo de décadas, com destaque para a produção poética. Herdeira de Carlos Drummond de Andrade, o autor que a deu a conhecer e que sobre ela escreveu as conhecidas palavras (…) Adélia é lírica, bíblica, existencial, faz poesia como faz bom tempo (…) é há longos anos uma voz inconfundível na literatura de língua portuguesa”.

Sobre o prêmio 

O Prêmio Camões foi instituído em 1988 pelo Brasil e por Portugal. A criação buscou homenagear autores que tenham contribuído significativamente para o enriquecimento do patrimônio literário e cultural da língua portuguesa.

Apesar de o prêmio ser custeado por Brasil e Portugal, concorre, autores de toda a comunidade dos países de língua oficial portuguesa. O grupo é formado por Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Portugal, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
Publicidade