Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Audiência pública debate fortalecimento e expansão de políticas para a causa animal em Juazeiro do Norte
O debate concentrou-se, principalmente, no controle populacional por meio da castração e na ampliação de programas de assistência no município.
Bruna Santos
Foto: Helene Santos

A Câmara de Vereadores de Juazeiro do Norte realizou, neste sábado (12), uma audiência pública voltada a atenção básica à causa animal. O momento reuniu representantes de órgãos de proteção animal, sociedade civil e autoridades. O debate concentrou-se, principalmente, no controle populacional por meio da castração e na ampliação de programas de assistência no município.

De acordo com o vereador Vinicius Duarte (PSD), a proposta é buscar soluções que garantam a expansão dos serviços já ofertados pelo Estado. “O intuito é ampliar as ações ofertadas pelo Estado e garantir que programas importantes, como o Pet Protegido e o Vetmóvel, estejam cada vez mais presentes em Juazeiro do Norte”, destacou o parlamentar.

Representando o Pet Social Patinhas de Rua, Ana Cláudia Teles reforçou a importância da castração como ferramenta no controle populacional de animais, tanto em áreas urbanas quanto rurais. Ela destacou o trabalho desenvolvido pela organização que já resultou em mais de 8 mil castrações na região. “Tão importante quanto fazer a castração é acompanhar esse trabalho”, afirmou, ao explicar a importância do monitoramento dos locais onde os animais foram castrados.

A secretária executiva da Secretaria de Proteção Animal do Estado do Ceará (Sepa), Daniele Cavalcante, destacou que a pasta, criada há menos de dois anos, tem desenvolvido políticas públicas para a área. Ela apresentou os seis programas mantidos pela secretaria, como Capacita Pet, Pata Ceará, Gira Pet e Vet+Ceará. “Já tem avançado nas políticas públicas, como já tem avançado a castração que é a mola mestre na saúde pública e no controle populacional desses animais”, ressaltou.

Compartilhar
Comentar