Foto: iStockphoto/Getty Images
O Banco Central (BC) anunciou mudanças para modernizar o uso dos boletos bancários, permitindo o pagamento por meio de Pix e código de barras. A resolução, aprovada na última quinta-feira (12), entra em vigor em fevereiro de 2025. No entanto, o recurso será oferecido de forma experimental até que a regulamentação sobre o assunto seja aprofundada.
Com a implementação do Pix, o pagamento do boleto será realizado de forma mais ágil, sem a necessidade de levar dias para ser processado, como ocorre atualmente com boletos que possuem apenas o código de barras.
Outra mudança é a criação do boleto dinâmico, voltado a aumentar a segurança em pagamentos vinculados a títulos, como as duplicatas escriturais. Segundo o BC, a modalidade garante que o valor pago seja destinado ao legítimo detentor do título, reduzindo riscos para pagadores e credores.
Conforme informações da Agência Brasil, o boleto dinâmico deve estar disponível até seis meses após a conclusão dos sistemas digitais necessários, que estão em fase de implementação.