Foto: Helene Santos e Carlos Gibaja / Casa Civil
O Ceará recebeu nesta quarta-feira (22) o Spectrum, um analisador genético de alta tecnologia que pode acelerar a identificação de DNA para apoiar a resolução de casos de homicídios, crimes sexuais, identificação humana e casos complexos, em até 20 minutos. O equipamento foi entregue à Perícia Forense do Ceará (Pefoce).
De acordo com o Governador Elmano de Freitas (PT), o estado é o único do país com o equipamento. “O trabalho da Perícia Forense e da Polícia Civil será muito mais acelerado. A investigação fica muito mais favorecida”, disse.
O Spectrum, que foi validado pelo Federal Bureau of Investigation (FBI) dos Estados Unidos, promete analisar com maior confiabilidade amostras degradadas, especialmente as coletadas entre as vítimas de crimes sexuais e casos envolvendo corpos putrefatos, carbonizados, além de ossadas.
Segundo o perito-geral Júlio Torres, antes os exames demoravam até 12 horas, com uma placa de 96 amostras. “O novo funciona com quatro placas ao mesmo tempo e possibilita que uma amostra seja inserida nessa fila virtual, onde pode ser processado resultado de oito amostras em até 20 minutos”, explica.