Foto: Divulgação
Pela primeira vez, o Dia Nacional da Consciência Negra (20) será celebrado enquanto feriado nacional. A data é uma homenagem ao líder quilombola Zumbi dos Palmares, símbolo de resistência do período escravocrata do país, e tem como objetivo fortalecer o debate sobre questões raciais no Brasil.
O feriado entrou em vigência em dezembro de 2023, através da Lei nº 14.759, sancionada pelo presidente Lula Inácio (PT).
Ao longo dos anos, o cinema nacional tem se destacado na produção de longas-metragens e documentários que reforçam as contribuições do povo negro para a construção do Brasil. Essas obras também abordam questões ligadas à consciência negra, como ancestralidade, representatividade, racismo e igualdade.
Para fortalecer o debate, o Portal Miséria separou uma seleção de 5 produções para você conferir em família neste feriado.
- Racionais: Das ruas de São Paulo para o mundo (Juliana Vicente) – 2022
Onde assistir: Netflix
- Quilombo (Cacá Diegues) – 1984
A coprodução Brasil-França narra a história de Zumbi dos Palmares. Em um engenho de Pernambuco, por volta de 1650, escravos se rebelam e buscam refúgio no Quilombo dos Palmares, liderado por Ganga Zumba. Anos depois, Zumbi, herdeiro de Ganga Zumba, desafia suas ideias conciliatórias e lidera a resistência contra o maior exército da história colonial brasileira.
Onde assistir: Mubi
- Café com Canela (Ary Rosa e Glenda Nicácio) – 2016
Após perder o filho, Margarida (Valdinéia Soriano) vive isolada da sociedade. Ela se separa do marido Paulo e afasta-se dos amigos e conhecidos. Sua vida muda quando Violeta (Aline Brunne), uma ex-aluna, bate à sua porta. Determinada, Violeta assume a missão de devolver esperança e luz à mulher que marcou sua juventude.
Onde assistir: Prime Vídeo
- Chico Rei entre nós (Joyce Prado) – 2018
Vencedor do Prêmio de Melhor Documentário Brasileiro na 44ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, o filme Chico Rei resgata a história de um lendário rei congolês, que, no século 18, foi arrancado de sua terra natal e trazido para o Brasil como escravizado. Após comprar sua própria liberdade, o rei se tornou uma figura importante em Ouro Preto (MG), sendo coroado pelos outros escravizados a quem ajudou a libertar, em uma cerimônia que ficou conhecida como “Reinado”.
Onde assistir: Globoplay
- Doutor Gama (Jeferson De) – 2021
Doutor Gama narra a história de Luiz Gama, abolicionista e advogado que libertou mais de 500 pessoas escravizadas. Um dos mais respeitados advogados de sua época, Gama usou a lei para combater a escravidão, tornando-se uma das figuras mais importantes do movimento abolicionista brasileiro.
Onde assistir: Globoplay