
Encontro aconteceu em Fortaleza no último sábado (29). Foto: Felipe Coimbra Azevedo.
O Partido dos Trabalhadores no Ceará iniciou a discussão das estratégias da sigla para os anos de 2025 e 2026. Durante plenária realizada no último sábado (29), em Fortaleza, pelo Campo Democrático, maior vertente da sigla no estado, foi reforçada uma possível pré-candidatura de José Guimarães (PT-CE), líder do Governo da Câmara dos Deputados, ao Senado.
Além de Guimarães, o encontro foi puxado pelo senador Humberto Costa (PT-PE), que ocupa a presidência interina nacional do PT. No momento, integrantes da sigla discutiram o Processo de Eleição Direta do partido, que acontece em julho e irá apontar a nova direção nacional do PT, bem como os novos presidentes estaduais e municipais da sigla.
Nacionalmente o PT espera um número expressivo de candidatos ao Senado Federal em 2026, com os términos de mandatos de Cid Gomes (PSB) e Eduardo Girão (Novo). A perspectiva interna é que o partido no Ceará lance uma candidatura ao Senado no ano que vem. “Minha vida é toda dedicada ao PT e quero dizer, eu topo a parada de ser candidato a senador da República na próxima eleição. Eu topo sim, porque isso não é projeto pessoal, não é individual”, disse José.
Na ocasião, o líder do PT Ceará também sinalizou os nomes que pretende apoiar para a Câmara dos Deputados. Entre os citados estão o do secretário de recursos hídricos do Ceará, Fernando Santana; da ex-prefeita de Icó, Laís Nunes; e de Raimundo Martins Pereira, atual presidente da Federação dos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares do Ceará.
De acordo com a organização, o encontro reuniu centenas de prefeitos, vereadores e demais lideranças do Campo Democrático no estado.