Foto: Divulgação
O filme brasileiro ‘Ainda estou aqui’ foi indicado a três categorias ao Oscar. O longa-metragem estrelado por Fernanda Torres (Eunice Paiva) e Selton Mello (Rubens Paiva), concorre em ‘Melhor filme internacional’, ‘Melhor atriz’ e ‘Melhor filme’, sendo as duas últimas consideradas as principais categorias da premiação. A cerimônia do Oscar acontecerá no dia 2 de março.
É a primeira vez que um filme brasileiro disputa a maior categoria do Oscar de ‘Melhor filme’. O longa concorre na categoria com “O Brutalista”, “Um Completo Desconhecido”, “Conclave”, “Duna: Parte II”, “Emilia Pérez”, “Nickel Boys”, “A Substância” e “Wicked”.
Fernanda Torres, que disputará a estatueta dourada mais de duas décadas após a indicação de Fernanda Montenegro na mesma categoria de ‘Melhor atriz’, concorre com Cynthia Erivo – “Wicked”, Karla Sofía Gascón – “Emilia Pérez”, Mikey Madison – “Anora” e Demi Moore – “A Subtância”.
Em melhor filme internacional, ‘Ainda Estou Aqui’ concorre com “A Garota da Agulha”, “Emilia Pérez”, “A semente do fruto sagrado” e “Flow”.
A obra, dirigida pelo cineasta Walter Salles, é baseada no livro “Ainda Estou Aqui”, de Marcelo Rubens Paiva, que narra a história de sua mãe, Eunice Paiva, uma mulher que, junto à sua família, enfrentou a violência da ditadura militar após a prisão e desaparecimento do ex-deputado federal Rubens Paiva, na década de 70.