Curta foi filmado em Santana do Cariri. Foto: Divulgação.
O curta-metragem Vermelho de Bolinhas, do pesquisador caririense Joedson Kelvin, com co-direção de Renata Fortes, foi selecionado para participar da 28ª Mostra de Cinema de Tiradentes, em Minas Gerais. A obra fala sobre a complexidade da construção da imagem de Benigna Cardoso, uma adolescente que, aos 13 anos, foi vítima de feminicídio em Santana do Cariri, em 1941.
O curta, filmado em Santana do Cariri, cidade onde o diretor do filme nasceu, será exibido no dia 30 de janeiro de 2025, às 16h, no Cine-Tenda, dentro da programação da Mostra Panorama. “Esse filme é fruto de anos de pesquisa, envolvimento coletivo, amor, dedicação e sensibilidade com uma história como a de Benigna Cardoso, atravessada por tantos marcadores sociais e de gênero. É uma realização imensa vê-lo estrear num dos eventos de cinema mais importantes do país”, explica Joedson.
Na narrativa construída na obra, os diretores propuseram reconstruir a figura de Benigna, conhecida por seus fiéis como uma “Heroína da Castidade”, disputando sua representação imagética com as construções históricas e sociais que marcaram sua memória.
Mostra de Cinema Tiradentes
A 28ª Mostra de Cinema de Tiradentes acontece entre os dias 24 de janeiro a 1º de fevereiro de 2025, em Minas Gerais. Neste ano, o mote “Que Cinema é Esse?”, busca destacar a diversidade da produção audiovisual brasileira, com novas representatividades, personagens, estéticas e reflexões críticas, além de promover atividades de formação, como debates, encontros, oficinas e outras ações educativas.