Agente de Endemias em mobilização. Foto: Ascom / PMJN
O município de Juazeiro do Norte realizará, entre os dias 2 a 6 de dezembro, a Semana de Mobilização contra as Arboviroses. A ação, que tem o objetivo de conscientizar os juazeirenses sobre prevenção das doenças causadas por vírus e transmitidas por artrópodes, inclui atividades em escolas e panfletagem em espaços públicos.
Segundo a Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte, a mobilização considera a maior chance de proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, que acontece durante a quadra chuvosa. “Lembrando que todos, em 10 minutinhos, uma vez por semana, podem verificar vasinhos de planta, caixas d’água, qualquer recipiente que possa acumular água, combatendo o Aedes e ajudando toda a população“, ressalta Nara Hellen, diretora do Setor de Vigilância em Saúde.
Em 2024, 169 pessoas foram diagnosticadas com dengue e 19 com chikungunya no município. A pasta ressalta que, apesar de serem doenças tratáveis, elas podem deixar sequelas em públicos de risco. “No caso das grávidas, por exemplo, o vírus da zika pode provocar aborto espontâneo, má-formação fetal, como a microcefalia, ou até mesmo o óbito do bebê”, afirma.
Veja a programação
- Dia 02/12:
08h às 09h: Palestra para os alunos da ECIM Dr. Edvard Teixeira Férrer;
08h30 às 10h30: Panfletagem e orientações na Praça Padre Cícero.
- Dia 04/12:
08h às 09h: Palestra para os alunos da EEF Pelúsio Correia de Macêdo;
08h30 às 10h30: Panfletagem e orientações nas proximidades da Rádio Tempo.
- Dia 06/12:
08h às 09h: Palestra para os alunos da EEF Cícera Germano Correia;
08h30 às 10h30: Panfletagem e orientações nas proximidades do Cariri Shopping.