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Mais de 7 mil reclamações já foram registradas em todo o país durante Black Friday
O Ministério da Justiça preparou um guia com orientações essenciais para evitar problemas durante as compras.
Rute Oliveira
Para aumentar as vendas na Black Friday é importante investir no planejamento. (Foto: un-perfekt/Pixabay.com)
Durante a Black Friday, mais de sete mil reclamações de clientes já foram registradas nas plataformas de proteção ao consumidor. Para ajudar os consumidores, o Ministério da Justiça preparou um guia com orientações essenciais para evitar problemas durante as compras.

Entre as dicas mais importantes estão as clássicas recomendações: fazer uma pesquisa antecipada de preços, desconfiar de ofertas excessivamente baratas e atraentes, e, no caso de compras online, verificar a reputação do vendedor. Também é fundamental conferir a descrição completa do produto antes de realizar a compra e dar uma olhada nos sites de reclamações para evitar surpresas desagradáveis.

Caso haja arrependimento, o consumidor tem o direito de desistir da compra em até sete dias, sem precisar justificar o motivo. Se ainda assim ocorrer algum problema, é possível contar com a mediação de conflitos oferecida pelas plataformas de defesa do consumidor, que auxiliam na resolução de disputas entre consumidores e empresas cadastradas.

O guia completo e as informações sobre as plataformas de mediação podem ser acessados na página da Secretaria Nacional do Consumidor na internet, facilitando o acesso a orientações e recursos para garantir uma Black Friday mais segura e sem transtornos.

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