FOTO: Reprodução
O Governo Estadual do Ceará e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, anunciaram nesta terça-feira (19), o investimento de mais de R$ 60 milhões em recursos para descarbonização e inovação em empresas cearenses.
A ação é parte da iniciativa nacional Nova Indústria Brasil, voltada à promoção da produtividade, sustentabilidade e ampliação da competitividade das empresas e da indústria, ofertando linhas de crédito e colaboração entre setores público e privado.
Durante reunião realizada para assinatura dos contratos, o governador Elmano de Freitas destacou a relevância do investimento não apenas para o Ceará, mas para todo o Brasil.
“Eu considero esse um dos programas mais importantes do país, porque significa mais oportunidades, inclusive para a economia, com esse investimento para o desenvolvimento das empresas cearenses das áreas mais diversas, desde o agronegócio, passando pelo setor de energia, tecnologia da inovação, comunicação” concluiu o governador.
O que é descarbonização?
Descarbonização é um conjunto de ações utilizadas por empresas e pessoas, para incorporar processos inovadores e/ou ações para redução de emissões de carbono na atmosfera, especialmente de dióxido de carbono (CO2), buscando um futuro cada vez mais sustentável para todo o planeta. As energias renováveis, vindas de recursos naturais como a energia solar, são as principais aliadas no processo de descarbonização.
Confira as empresas contempladas pelo investimento:
- Indústria e Comércio de Espumas e Plásticos Ltda;
- Companhia de Alimentos do Nordeste Cialne;
- TBM-Têxtil Bezerra de Menezes S/A;
- Santelisa Indústria de Embalagens S/A;
- ME2 Desenvolvimento de Softwares LTDA;
- Sobralnet Serviços e Telecomunicações LTDA;
- Venus Tecnologia da Informação LTDA;
- Aeris Indústria e Comércio de Equipamentos para Geração de Energia S/A;
- Argo Soluções Tecnológicas Ltda.