Foto: Reprodução
A expectativa é de que o Ceará registre chuvas dentro da média ou acima da média em 2025. Os prognósticos foram apresentados por três meteorologistas, no último sábado (23), em Tauá, durante evento promovido pela Federação da Agricultura do Estado do Ceará (Faec) para cerca de 1.000 produtores rurais.
“A expectativa é que tenhamos um ano de La Niña, portanto a gente espera que seja um ano de normalidade. Recomendamos aos produtores rurais que realizem seus plantios dentro da normalidade das condições de chuvas da sua região”, disse Antoniane Arantes, especialistas em análise de dados climáticos, ao projetar um volume de chuvas dentro da normalidade.
Luiz Carlos Molion, por sua vez, disse que as condições de chuvas para o sertão cearense serão boas tanto no final deste ano como em 2025, o que deverá contribuir para recuperar parte do que foi perdido em 2024. Para ele, as chuvas dependerão da interação das frentes frias dos hemisférios Norte e Sul. “Não acredito que haja condições para termos uma La Niña”, disse
Já Ronaldo Coutinho destacou a expectativa de chuvas acima da média entre janeiro e março e dentro da média, a partir de abril. Ele alertou ainda para os microclimas na região centro-sul do Ceará, que podem apresentar variações significativas de índices pluviométricos, de modo que o produtor não deva se precipitar no plantio.
* Errata: Inicialmente, havíamos informado que a projeção dos meteorologistas divergia do prognóstico da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Contudo, a informação estava equivocada, pois o prognóstico oficial para a quadra chuvosa de 2025 ainda não foi divulgado. Esse anúncio costuma ocorrer em janeiro.