O Ministério da Saúde deve receber nas próximas semanas, cerca de 8 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19, de acordo com o Ministério, a quantidade é suficiente para manter os estoques abastecidos por até seis meses.
Das doses que serão recebidas, um lote de 3 milhões de doses é destinado ao público acima de 12 anos, e aproximadamente 2 milhões de doses para as crianças.
O Ministério da Saúde ressalta que todas as vacinas disponibilizadas no Sistema Único de Saúde (SUS) são seguras e eficazes. Vale ressaltar que, após a atualização das cepas, a Anvisa permite o uso das doses em estoque por até nove meses. As doses a serem recebidas fazem parte do contrato de aquisição de 69 milhões de doses de vacina contra a Covid-19, válido pelos próximos 2 anos.
O diretor do Programa Nacional de Imunizações (PNI), Eder Gatti, ressalta que a manutenção dos estoques de vacinas é uma prioridade do Ministério da Saúde e que todos os esforços são feitos para que a vacina esteja disponível para a população.
“O vírus continua circulando. Isso fez com que o ministério mudasse a estratégia da vacinação. Pelo fato da doença não ter um comportamento sazonal, estando presente ao longo de todo ano, disponibilizamos as doses da mesma forma”, ressalta Eder.