Maria Eduarda Palmeira (bolsista do projeto) e o professor Milton Jarbas no Prêmio Estadual de Educação Fiscal do Ceará. Foto: Milton Jarbas
O projeto de extensão ‘Compreendendo a Educação Fiscal para Exercício da Cidadania’, da Universidade Federal do Cariri (UFCA) ficou em segundo lugar no Prêmio Estadual de Educação Fiscal do Ceará, na categoria ‘Instituição’. É o segundo ano consecutivo que a iniciativa é premiada. O projeto é coordenado pelo professor Milton Jarbas, do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA).
De acordo com a UFCA, o projeto promove cursos para estudantes de escolas públicas do Crajubar, abordando temas como tributação, ética, cidadania e fiscalização de entidades públicas. Segundo Milton Jarbas, a continuidade do projeto e o trabalho com novas turmas nas escolas Edvard Teixeira Férrer, em Juazeiro do Norte, e Dom Quintino, no Crato, foram marcos importantes em 2024.
“Ficamos entre os quatro finalistas. [Isso mostra que] o projeto teve continuidade e, para gente, foi uma evolução muito grande, porque competimos com ações da capital cearense. Para a região do Cariri, isso é muito bom”, afirmou o coordenador.
O prêmio é promovido pela Associação dos Auditores Fiscais da Receita Estadual do Ceará (Auditece). O projeto da UFCA foi vice-campeão, ficando atrás da iniciativa “Cidadania e Controle Social das Contas Públicas”, do Tribunal de Contas do Estado do Ceará.