Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Réveillon: Corpo de Bombeiros reforça dicas na utilização de fogos de artifício
Em caso de incêndio, a população deve acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo 193.
Evellen Rodrigues
Foto: Heiko Stein/Pixabay
A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) divulgaram orientações importantes, para garantir que as celebrações de fim de ano aconteçam de forma segura e responsável, reduzindo os riscos associados ao manuseio de artefatos explosivos.

A compra deve ser feita em locais autorizados pelo CBMCE, verificando sempre o certificado de garantia e a validade dos produtos. Em Fortaleza, a Lei 11.140 permite apenas o uso de fogos de artifício silenciosos, e o descumprimento pode gerar multas.

Para evitar acidentes, escolha um local aberto e afastado de árvores, fios elétricos, casas, crianças e animais. O manuseio deve ser feito exclusivamente por adultos responsáveis que não tenham ingerido bebidas alcoólicas. Siga sempre as instruções da embalagem, utilizando suportes adequados para a queima e mantendo os fogos fora do alinhamento do corpo. Nunca tente reacender artefatos que falharam, pois isso pode causar acidentes graves.

Em caso de queimaduras leves, faça compressas de água fria e cubra o local com um pano limpo. Nos casos de lesões que apresentem bolhas, inchaço, secreção ou ferimentos causados por explosão próxima ao rosto, a orientação é procurar socorro médico o mais rápido possível. Contudo, em caso de incêndio, a população deve acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria
Publicidade