FOTO: Sérgio Lima/Poder360
A abertura da cúpula de líderes do G20 aconteceu nesta segunda-feira,18, e deve seguir até amanhã dia 19 de novembro de 2024, com a presença das lideranças de 19 países membros, mais a União Africana e a União Europeia. Durante a abertura do evento, o presidente Lula (PT) afirmou que seu objetivo é tirar o Brasil do mapa da fome até 2026.
Em seu discurso, o presidente relembrou os resultados positivos obtidos em 2014 na luta contra a fome, em comparação a 2022 onde segundo ele, foi registrado o retorno do país ao mapa da fome “em um contexto de desarticulação do Estado de bem-estar social”.
Lula mencionou ainda que o número de pessoas em situação de fome no país chegou a 33 milhões, no entanto, de acordo com o gestor, o retorno de seu governo trouxe dados positivos em um ano e onze meses, possibilitando a retirada de mais de 24,5 milhões de brasileiros da extrema pobreza.
Falando das ações internacionais, Lula destacou a criação da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, que para ele, deve beneficiar 500 milhões de pessoas. O presidente ressaltou ainda que esse movimento representa “o maior legado para uma sociedade próspera”, pontuando a importância de uma atuação global e conjunta no combate à miséria e à desigualdade social.