Foto: André Ribeiro
Uma pesquisa realizada pelo Instituto Paraná aponta que, em um cenário sem a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ex-presidente Jair Bolsonaro, Ciro Gomes (PDT) seria o vencedor da disputa presidencial de 2026. O ex-governador do Ceará aparece com 27,8% das intenções de voto, superando outros possíveis candidatos de diferentes espectros políticos.
O levantamento simulou 12 cenários para a eleição presidencial e, no cenário sem Lula e Bolsonaro, Ciro lidera com folga, empatando tecnicamente em segundo lugar com Tarcísio Freitas (Republicanos), ambos com 8,8% das intenções de voto. Já Camilo Santana (PT), ex-aliado de Ciro, aparece na quarta posição com 6,9%. Outros nomes como Ronaldo Caiado (União Brasil) e Helder Barbalho (MDB) obtêm 8,8% e 3,1%, respectivamente.
A pesquisa, divulgada nesta segunda-feira (13), foi realizada entre os dias 7 e 10 de janeiro e ouviu 2.018 eleitores em 164 municípios de todo o Brasil. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, com um nível de confiança de 95%.