Foto: Divulgação /Portal Nacional da Educação
O Ministério da Educação (MEC) publicou nesta quinta-feira, (26) o calendário do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para 2025. As inscrições acontecem de 17 a 21 de janeiro de 2025, através do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Para se inscrever, é necessário ter o Ensino Médio completo, ter participado da edição de 2024 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não ter tirado zero na prova de redação.
Em 2025, o MEC informou que o Sisu terá apenas uma fase de inscrição para as vagas das universidades públicas participantes. Os candidatos poderão disputar as vagas ao longo de todo o ano, participando de uma seleção única. Quem for selecionado, tanto na chamada regular quanto na lista de espera, deverá fazer a matrícula na universidade dentro do prazo estipulado no edital. A escolha do semestre de ingresso dependerá da classificação do candidato no processo seletivo.
Ainda, a lista de espera poderá ser utilizada pelas instituições participantes durante todo o ano, para preenchimento das vagas não ocupadas na chamada regular. O estudante que não for selecionado na chamada regular poderá manifestar interesse em participar da lista de espera no período de 26 a 31 de janeiro. A solicitação também é feita pelo Portal Acesso Único.
O Sisu oferta vagas em instituições públicas de ensino superior e seleciona os candidatos com base nas notas do Enem e nas vagas disponíveis nas universidades e institutos federais que aderiram ao processo.
Calendário
- Inscrições no Sisu: de 17 a 21 de janeiro de 2025
- Resultado da chamada regular: 26 de janeiro de 2025
- Manifestação de interesse para constar na lista de espera: de 26 a 31 de janeiro de 2025