
Docentes e discentes do curso de mestrado em Biblioteconomia da UFCA. Foto: Davi Moreira - Dcom/UFCA
Na última quarta-feira (26), a Universidade Federal do Cariri (UFCA) teve sua proposta de doutorado em Biblioteconomia aprovada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), com conceito 4. Com essa conquista, o curso se torna o segundo doutorado da instituição, ao lado do programa em Bioquímica e Biologia Molecular, ofertado em rede nacional.
De acordo com o professor Jonathas Carvalho, atual coordenador do curso de mestrado em biblioteconomia da UFCA, as definições sobre perfis dos candidatos, número de vagas e possíveis datas só serão consolidadas após decisão do colegiado do Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia. “Normalmente, quando um curso é aprovado, seja de mestrado ou de doutorado, tem-se um ano para a implementação. Então, temos até o fim deste ano para elaborarmos uma proposta de edital e uma seleção para ingresso no período letivo 2026.1”, explica.
A novidade animou o mestrando em biblioteconomia, Dejair Oliveira. “É um grande desejo meu [fazer doutorado]. O mestrado para mim era a jornada final, pois o meu trabalho me impedia de ir para um lugar distante para cursar um doutorado. Agora, estou animado por ter essa oportunidade aqui mesmo, na região, e também feliz pela universidade, por ter alcançado essa conquista”, comemora.
Integraram a comissão da UFCA responsável pela proposta de doutorado os docentes Denysson Mota, Jonathas Carvalho, Cleide Rodrigues, Priscilla Queiroz e Jucieldo Ferreira.