Aula de Biologia na UFCA. Foto: Davi Moreira / Dcom UFCA
A Universidade Federal do Cariri (UFCA) conquistou na última terça-feira (21), a aprovação do Mestrado em Ensino de Biologia. A expectativa é que a primeira turma inicie ainda em 2025, com abertura de 15 vagas, voltadas para graduados (as) em biologia que exercem a docência da disciplina, no ensino médio da rede pública de ensino.
Com a aprovação, que é um dos primeiros passos para implementar a pós-graduação stricto sensu, a UFCA iniciará os processos internos para criar o mestrado, que ainda será apreciado pelo Conselho Universitário da instituição.
Segundo a UFCA, serão ofertados orientadores nas áreas de Ensino de Biologia Geral, Bioquímica, Botânica, Ecologia, Microbiologia, Morfologia e Zoologia. “As contribuições desse mestrado estarão centradas em uma maior qualidade do ensino das escolas da rede pública, trazendo novos olhares e estratégias efetivas de ensino de biologia alinhadas aos desafios dos novos tempos”, afirma Rogério Saraiva, professor e futuro coordenador do Mestrado.
A pós-graduação, com nota 4 (a máxima é 5), na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) será ofertado no campus de Brejo Santo. “As escolas de Brejo Santo vêm se destacando nacionalmente por suas práticas educacionais eficientes. A implementação desse Mestrado no campus de Brejo Santo não apenas reconhece a excelência educacional já existente, mas também oferece uma oportunidade única para fortalecer ainda mais a formação de professores na região”, complementa Claudener Teixeira, titular da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação.