Avião da Azul precisou retornar a Fortaleza minutos após a decolagem (Foto: Celso Tavares/G1)
Vinte mil aposentados já viajaram ou estão prestes a viajar para destinos dentro do Brasil por meio do Programa Voa Brasil, iniciativa do governo federal. De acordo com o Ministério de Portos e Aeroportos, as passagens foram compradas e emitidas nos últimos quatro meses, com um custo de até R$ 200 por trecho. As viagens cobrem 77 cidades ao longo do país.
O Voa Brasil permite que aposentados do INSS adquiram passagens aéreas de até dois trechos por ano, com compras exclusivamente feitas no site gov.br/voabrasil. As regiões Sudeste e Nordeste foram as mais procuradas, com 44% e 40% das passagens emitidas, respectivamente. O Centro-Oeste registrou 8% das viagens, o Sul, 5%, e o Norte, 3%. Quase 80% dos bilhetes foram destinados a cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza, Recife, Brasília, Salvador, João Pessoa, Natal, Maceió e Belo Horizonte.
Lançado no final de julho deste ano, o programa tem como objetivo ampliar o acesso ao transporte aéreo para os brasileiros. Segundo o ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, os números demonstram que a meta está sendo alcançada. “Esses aposentados não viajavam há pelo menos um ano e estão ocupando assentos que, de outra forma, estariam vazios, pois são disponibilizados pelas companhias aéreas em trechos com alta ociosidade”, afirmou.
A partir do primeiro semestre de 2025, o Voa Brasil será expandido para beneficiar estudantes de baixa renda, ampliando ainda mais o acesso ao transporte aéreo para populações em situação de vulnerabilidade.