Foto: Souvik Banerjee na Unsplash
O âmbito digital tem sido palco para o surgimento de personagens que têm conquistado cada vez mais espaço e influência: os criadores de conteúdo. Os criadores têm o potencial de alcançar dezenas de milhões de seguidores com suas postagens no Instagram, ditando influências, comportamentos, e trends.
Neste artigo, iremos focar nos criadores de conteúdo brasileiros, deixando de lado figuras já estabelecidas como jogadores de futebol, músicos, etc. O poder de alcance desses influencers é tão grande que muitas marcas “brigam” para fechar parcerias com vários deles. Com a crescente popularidade das redes sociais, esses influenciadores se tornaram peças importantes nas estratégias de marketing online.
A lista a seguir é um recurso valioso para quem trabalha com conteúdo online, seja para buscar inspiração, entender as tendências atuais ou identificar possíveis oportunidades de parcerias. Então, prepare-se para conhecer os nomes que estão dominando o cenário virtual brasileiro.
Whindersson Nunes – 59,7 milhões de seguidores
O nordestino Whindersson Nunes começou produzindo vídeos engraçados para o YouTube, mas de lá pra cá já trabalhou como ator, apresentador, músico, comediante stand up e até mesmo boxeador. Mas não podemos esquecer que Whindersson exerce ativamente o papel de influencers nas redes, representando várias marcas e estabelecendo trends diversas.
Com quase 60 milhões de seguidores, o humorista pode não ser o influencer mais ativo nas redes, mas com certeza está entre os que causam mais impacto. Todos os posts de Whindersson no Instagram são repletos de dezenas de milhares de comentários e chegam perto da casa de um milhão de curtidas.
Se aventurando em diversos âmbitos e empreitadas profissionais, Whindersson mantém sua influência virtual mais forte do que nunca e está no topo da nossa lista de brasileiros mais populares no Instagram.
Maisa – 48,4 milhões de seguidores
Se você é daquela geração que nasceu nos anos 90, com certeza lembra do trabalho da Maísa como apresentadora no SBT, quando era apenas uma criancinha. Mas a criança cresceu e hoje, com 21 anos, Maisa é a influencer feminina mais seguida do Brasil, e possui desde sua própria agência de marketing digital até filmes no catálogo da Netflix.
Com quase 50 milhões de seguidores, a ex-estrela mirim é conhecida por ditar diversas tendências de moda, postando fotos vestindo looks icônicos. A rotina de Maisa consiste em postar os bastidores dos seus trabalhos como apresentadora, gerar consciência sobre trabalho voluntário – ela é embaixadora da UNICEF – e postar fotos de suas viagens.
Entre as dez pessoas mais seguidas do Instagram no Brasil, Maisa é a mais jovem, com apenas 21 anos de idade. A garota ainda tem muito o que conquistar!
Virgínia Fonseca – 44,7 milhões de seguidores
A influencer Virginia ficou conhecida primeiramente pelas suas dancinhas no TikTok – usadas também para divulgar as músicas do seu esposo, Zé Felipe – e depois por mostrar sua rotina de gravidez nas redes sociais. Virgínia ainda mantém os filhos como figuras recorrentes em seus posts, e a ideia de “família” está sempre presente em seu conteúdo.
Mas o conteúdo de Virgínia é diverso e ainda vai além dos vídeos em família. A influencer é famosa por manter um corpo sarado e serve de inspiração “fitness” para muita gente nas redes sociais. Ela também costuma postar vídeos com looks variados e é considerada uma criadora de tendências de moda.
Virgínia também possui sua própria marca de produtos de maquiagem, a WePink. No lançamento da marca, feito através de uma live no YouTube, estima-se que Virginia tenha faturado nada menos do que R$22 milhões em apenas algumas horas. É mole?
ViihTube – 31,7 milhões de seguidores
A influencer ViihTube (nome artístico de Vitória Moraes) alçou à fama através do YouTube, postando vídeos sobre rotinas, problemas e anseios das vida adolescente. Surfando na onda da sua fama digital, ela foi convidada para participar de uma edição do BBB, o reality show mais popular do Brasil, onde ganhou ainda mais fama e exposição.
Hoje em dia, o tipo de conteúdo que ViihTube posta mudou bastante. Algum tempo depois de sair do reality, ela começou a se relacionar com Eliezer (também ex-BBB), com quem teve uma filha. Durante e após a gravidez, a influencer começou a focar em posts mostrando sua rotina como mãe, conteúdo que prevalece até hoje em seu Instagram e outras redes sociais.
Inclusive, ela possui uma conta exclusiva no Instagram somente para postar sobre a rotina e os cuidados com sua filhinha de 8 meses, Lua. Pra que tiver interesse, o URL desse perfil é @seubabytube, e faz um tremendo sucesso entre as mamães brasileiras.
Lucas Rangel – 22,2 milhões de seguidores
Lucas Rangel começou criando conteúdo para o Vine, uma plataforma extinta onde os usuários postavam vídeos de até 6 segundos. Os vídeos engraçados de Lucas lhe renderam o posto de “viner” mais badalado do Brasil. Quando a plataforma acabou no início de 2017, Lucas fez a transição para o YouTube e Instagram, onde continuou produzindo vídeos engraçados e conseguiu manter seu nível de visibilidade.
Hoje em dia, o Instagram e o TikTok são as plataformas onde o humorista é mais ativo, ainda priorizando seu conteúdo de vídeos engraçados. O formato mais comum com o qual ele trabalha é o formato de “sketch”, onde situações rotineiras são criadas com um toque de humor, fazendo com que o público se identifique e se divirta ao mesmo tempo.
Lucas também é conhecido pela sua amizade com a também influencer GKay (que também está na nossa lista), com a qual produz diversos tipos de conteúdo em parceria. Os dois possuem um tipo de humor similar e parecem se comunicar com o mesmo tipo de público na plataforma, fortalecendo ainda mais suas respectivas presenças na plataforma digital.
Mari Maria – 21,8 milhões de seguidores
Mari Maria é uma maquiadora, youtuber e influencer digital. Mari começou produzindo conteúdo para o YouTube, onde postava tutoriais de maquiagem para um número modesto de inscritos. Hoje em dia, a moça soma quase 22 milhões de seguidores no Instagram. Ainda focada no conteúdo de maquiagem, atualmente Mari também explora outros tipos de conteúdo como moda e sua rotina com a família.
Hoje, Mari é dona de sua própria linha de produtos de maquiagem e cosméticos, cujos perfis no Instagram também contam com centenas de milhares de seguidores. Mari também segue postando seus vídeos no YouTube, como nos velhos tempos.
Hugo Gloss – 21 milhões de seguidores
Hugo Gloss (nome artístico de Bruno Fonseca) é um jornalista e blogueiro brasileiro que alçou à fama no Instagram ao atualizar os usuários sobre as vidas dos famosos, polêmicas, e muito mais. O perfil, na verdade, começou no X (antigo Twitter), mas seus posts bombaram no Instagram com igual intensidade.
Apesar de Hugo ter começado como um simples “divulgador” de notícias, seu trabalho se tornou notório e sua atuação expandiu para outros meios. Hoje em dia, o jornalista entrevista atores de Hollywood e já atuou como apresentador até mesmo no tapete vermelho do Oscar!
GKay – 20,6 milhões de seguidores
Muita gente não sabe, mas a GKay (nome artístico de Gessica Kayane) começou produzindo vídeos para o YouTube. Inspirada pelos vídeos de Whindersson Nunes, a paraibana começou a postar vídeos humorísticos onde falava sobre assuntos variados, desde sua rotina até relacionamentos, perrengues, etc.
Hoje em dia, Gessica deixou o YouTube de lado e focou em postar seu conteúdo no TikTok e no Instagram. A paraibana também é conhecida por organizar a famosa “Farofa da GKay” festa exclusiva dos famosos que acontece anualmente em Fortaleza, Ceará. Além disso, GKay também é conhecida pelos seus looks extravagantes e personalidade hiperativa.
Vanessa Lopes – 13,9 milhões de seguidores
A pernambucana Vanessa Lopes foi uma das grandes propulsoras brasileiras das “dancinhas” do TikTok. A beleza e o ritmo da moça atraíram milhões de seguidores tanto no TikTok como no Instagram. Apesar de contar com quase 14 milhões de seguidores no Insta, na rede vizinha, a influencer possui quase 30 milhões; tudo isso com apenas 22 aninhos.
Vanessa soma mais de 1 bilhão de curtidas online. Além de influencer nas redes, Vanessa também apresenta o podcast “Não é TPM”, junto à Fernanda Schneider, Gabriela Mag, e outras influencers famosas. Vanessa foi recentemente anunciada como uma das integrantes do BBB 24, como parte do grupo “Camarote”.
Ana Maria Braga – 13,8 milhões de seguidores
Ana Maria Braga é uma das apresentadoras mais antigas ainda em atividade no Brasil. Ela apresenta o famoso programa matinal “Mais Você” há mais de 20 anos. Mas se você acha que a idade e o comodismo fizeram com ela ficasse parada no tempo, está muito enganado. Ana Maria faz um baita sucesso nas redes sociais, e conta com quase 14 milhões de seguidores somente no Instagram.
No Instagram, ela mantém o espírito do Mais Você e fala bastante sobre receitas caseiras e diversos tipos de comida; mas não é só isso. Ana Maria também posta diversas fotos e vídeos da sua rotina, que vão desde ensaios fotográficos, até os bastidores do seu programa, fotos durante viagens exóticas, e muito mais.
Com informações de Hugo Azevedo do 100Seguidores.com.br