Antonio Duarte foi vereador por dois mandados e ainda elegeu o filho Samuel Duarte. (Foto: Reprodução)
O empresário e ex-vereador em Juazeiro Antonio Gonçalves Duarte morreu aos 86 anos na noite deste sábado no Hospital do Coração em Barbalha. Ele foi industrial dono da IDUARTE, membro do Lions Clube e do Cursilho da Cristandade, diretor das rádios Vale AM e FM e vereador por dois mandatos chegando ao cargo de vice-presidente da Câmara. O corpo está sendo velado na Sala Saudade do Centro de Velório Anjo da Guarda e o sepultamento será nesta segunda-feira no Cemitério do Socorro.
Antonio Duarte nasceu em Ipaumirim no dia 12 de maio de 1938, onde trabalhou na roça com os pais o paraibano José Duarte Dantas Bonfim e a aurorense Vicência Gonçalves Duarte. Eram seus irmãos Severino Duarte (ex-vereador e dono da Inboplasa), Maria Duarte e o também industrial Francisco Duarte. Desembarcou em Juazeiro em 1960, município escolhido pelo catolicismo e já bem desenvolvido por força da fé em torno do Padre Cícero de quem seus pais foram ardorosos devotos.
Ele foi casado com a comerciante Maria do Socorro Almeida Gonçalves proprietária do Paraíso das Joias na Rua São Pedro. Do relacionamento nasceram: Sandra Gonçalves, Samuel Almeida, Cícero Antonio, Sanderval e Cícera Simone. Antonio Duarte sempre gostou da política e achava algo bonito até decidir se candidatar embalado até no fato de o seu irmão Severino já ter sido vereador e presidente da Câmara pelo qual sempre nutriu admiração e respeito.
Como definiu, era imensa a vontade de servir à população e contribuir com o progresso da cidade que o acolheu. No ano de 1982 já foi eleito pelo PDS como o mais bem votado no município com 1.551 votos. Já no ano de 1988 obteve a 11ª colocação sendo reeleito pelo MDB com 936 votos. Em 1992 decidiu não disputar novamente e candidatou o filho Samuel Duarte o qual foi o 14º pelo PFL tendo obtido um total de 785 votos.