Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Movimentações de Pix e cartões de créditos serão monitorados pela Receita Federal; Entenda as mudanças
O Fisco já monitorava os bancos públicos e privados e cooperativas de crédito. A mudança implementada no início de 2025 apenas incluiu plataformas e aplicativos de pagamentos, bancos virtuais, e varejistas de grande porte que ofertam serviços de crédito.
Bruna Santos
Foto: Divulgação

A Receita Federal passou a adotar novas medidas de monitoramento de operações financeiras no país. A partir de agora, movimentações mensais acima de R$ 5 mil, para pessoas físicas, e R$ 15 mil, para empresas, deverão ser informadas pelas operadoras de cartão de crédito e instituições de pagamento.

O Fisco já monitorava os bancos públicos e privados e cooperativas de crédito. A mudança implementada no início de 2025 apenas incluiu plataformas e aplicativos de pagamentos, bancos virtuais, e varejistas de grande porte que ofertam serviços de crédito. Todos esses setores vão precisar enviar os dados semestralmente para a Receita Federal.

Apesar do detalhamento maior das movimentações, o Fisco não terá acesso aos dados do emissor ou destinatário das transferências. Todo o processo será monitorado pela e-Financeira, um sistema eletrônico do Governo Federal. Segundo o órgão, o intuito é melhorar a fiscalização e garantir eficiência nas operações financeiras.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria
Publicidade