Mudanças entram em vigor dia 6 de janeiro de 2025. Foto: Reprodução
Cerca de 3 mil motoristas no Ceará podem ser afetados com as novas exigências do aplicativo Uber, com a retirada de alguns modelos de carro nas categorias Black e Comfort e sua realocação para a categoria UberX. As mudanças passam a vigorar em 6 janeiro de 2025. Segundo a Associação dos Motoristas de Aplicativos do estado (AMAP), o faturamento dos condutores de aplicativo pode diminuir em até 35%.
As novas regras foram divulgadas pela Uber em 6 de outubro deste ano. Entre as principais mudanças está a restrição em todo o país dos modelos populares Renault Sandero e Hyundai HB20 serem cadastrados na categoria Comfort.
A empresa também estabelece que os carros da categoria Comfort sejam fabricados a partir de 2017. No entanto, para os modelos Renault Logan, Volkswagen Voyage, Toyota Etios Sedan, Chevrolet Prisma e Chevrolet Cobalt, o ano mínimo é 2018.
Para Rafael Keylon, representante da AMAP, as novas regras não foram informadas com tempo hábil, o que dificultará a adaptação dos motoristas. “O Voyage e o Sandero são os veículos mais usados na categoria Comfort hoje. A saída da categoria pode tornar insustentável a manutenção, obrigando o dono a trocar o veículo”, afirma.
Os novos direcionamentos do aplicativo não atingem a categoria UberX, a mais barata da plataforma. Porém, de acordo com a AMAP, os modelos que serão retirados da categoria Comfort e direcionados a UberX exigem mais combustível e manutenção, tornando o retorno financeiro menor.
Para atuar na categoria Comfort, o veículo deve ter ar-condicionado, quatro portas e capacidade para pelo menos cinco ocupantes. O motorista precisa ter completado no mínimo 100 corridas e manter uma avaliação média de 4,80 ou 4,85.
Segundo Wellington Barros, presidente da Associação de Motoristas de Aplicativos do Cariri, a medida não afetará os motoristas da região “Aqui [no Cariri] só existe a categoria Uber X, não existe Comfort nem Black, essa modificação vai acontecer exclusivamente lá em Fortaleza“, afirma.
Categoria Black também sofrerá mudanças
Na categoria Black, a mais sofisticada da plataforma, a Uber determinou que somente os veículos fabricados a partir de 2018 continuarão operando. Além disso, é preciso ter ar-condicionado, quatro portas e ser de cores específicas, como preto, chumbo, prata, cinza, azul marinho, marrom ou branco.
Os motoristas devem ter mais de 100 corridas realizadas em diferentes categorias na plataforma e manter uma avaliação mínima de 4,85 pontos pelos usuários.
A lista com veículos autorizados para as categorias Comfort e Black pode ser conferida no site da Uber.