
Foto: Guto Vital/ Portal Miséria
Integrantes do Comitê Municipal de Combate à Intolerância Religiosa estiveram nesta terça (11) na Câmara de Juazeiro do Norte para protocolar um pedido de audiência pública sobre o combate à intolerância religiosa no município. A audiência foi agendada para o próximo dia 21 de março.
O pedido ocorre após uma publicação do vereador Vinícius Duarte (PSD) nas redes sociais. A publicação trazia um trecho de uma oração que dizia “Retira-te, Satanás! Nunca me aconselhe coisas vãs” em um vídeo que mostrava festejos de Carnaval celebrando a cultura africana.
O posicionamento do parlamentar gerou reações negativas entre praticantes de religiões de matriz africana, que viram a associação como uma forma de intolerância religiosa. “As pessoas têm que começar a ser responsabilizadas pelas suas falas”, disse Mãe Célia, uma das integrantes do comitê.
Procurado pela reportagem do Miséria durante a sessão plenária desta terça-feira (11), o vereador optou por não se manifestar sobre o assunto. Na semana passada, ele utilizou suas redes sociais para afirmar que houve um “mal-entendido por uma parcela da população”, mas não chegou a fazer um pedido de desculpas direto.