Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Araripe recebe o Selo Estadual Município Sem Racismo
A certificação é resultado de ações implementadas pela gestão 2021-2024, que incluem a criação da Política Municipal da Igualdade Racial, do Conselho Municipal da Igualdade Racial e da Comissão Permanente de Acompanhamento.
Redação
Foto: Reprodução

O município de Araripe recebeu, nesta terça-feira (17), o Selo Município Sem Racismo, certificação estadual que reconhece ações efetivas no combate ao racismo estrutural e na promoção da igualdade racial. Araripe é o quinto município do Ceará a atingir os critérios exigidos, consolidando-se como referência em políticas públicas voltadas à igualdade racial.

A certificação é resultado de ações implementadas pela gestão 2021-2024, que incluem a criação da Política Municipal da Igualdade Racial, do Conselho Municipal da Igualdade Racial e da Comissão Permanente de Acompanhamento. Entre os destaques, estão a valorização da educação quilombola, a inclusão da história e cultura afro-brasileira no currículo escolar e o fortalecimento de ações intersetoriais entre as secretarias municipais.

Em discurso, o secretário de Educação, Cultura e Tecnologia, Aurélio Ribeiro, destacou a importância da conquista: “Araripe deu passos firmes no combate ao racismo estrutural. Garantimos que as ações não fiquem no papel, mas sejam concretas e contínuas. Somos um dos poucos municípios com o plantio de três baobás, dois deles na comunidade quilombola do Sítio Arruda, que são patrimônios culturais da nossa história negra.”

A comunidade quilombola do Sítio Arruda, um dos patrimônios culturais de Araripe, teve papel central no processo, sendo palco de ações voltadas à preservação e valorização da cultura negra.

A entrega do selo foi realizada pela secretária executiva da Igualdade Racial do Ceará, Martír Silva, que parabenizou o município pelo comprometimento com as políticas de igualdade racial. A solenidade contou ainda com a presença do secretário de Assistência Social, Erick Rocha; da presidenta da Comissão Permanente de Acompanhamento da Política Municipal da Igualdade Racial, Antônia Bruna da Costa; além de representantes da comunidade quilombola do Sítio Arruda e moradores de Araripe.

Foto: Reprodução

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
Publicidade