
Foto: Aerlon Avelino.
Com uma renovação de 66% dos parlamentares após as eleições de 2024, a nova composição da Câmara Municipal de Juazeiro do Norte completou, nesta quinta-feira (10), os primeiros 100 dias de gestão. Com o discurso de renovação política e otimização administrativa, a mesa diretora anunciou durante esse período redução de 61,27% em gastos com licitações e contratos, reformulação do regimento interno, que não era atualizado há 23 anos, e ampliação das atividades legislativas.
Ainda em março, a Casa Legislativa aprovou um Projeto de Lei que extinguiu mais de 20 cargos ociosos. “Estamos construindo uma Câmara mais ética, transparente e comprometida com o povo de Juazeiro do Norte. A redução de gastos e o aumento da eficiência mostram que estamos no caminho certo. Seguiremos avançando com responsabilidade e respeito ao dinheiro público”, afirmou o presidente da Câmara, Felipe Vasques (Agir).
Entre as 46 matérias legislativas aprovadas – que incluem projetos de resolução, de lei e indicações – está a normativa que estabelece reserva mínima de 30% dos agendamentos em equipamentos públicos esportivos para a prática de esportes por mulheres e o projeto de substituição de sirenes nas escolas que atendem alunos com TEA.
Segundo a Casa, o índice de presença dos vereadores nas 14 primeiras sessões do ano foi de 94,90%, representando um crescimento de 13,61% em relação ao mesmo período do ano anterior. O dado pode ser um dos avanços relacionados a uma das alterações no regimento interno, que estabeleceu o desconto salarial para vereadores que faltarem a sessões e reuniões de comissões sem justificativa. Outra mudança considerada positiva pela mesa diretora foi a alteração no horário das sessões, que passou a ser realizada às 17h, com o intuito de estimular maior participação popular.
No balanço de gestão, a Casa também pontuou a parceria firmada com o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) para a instalação do Ponto de Inclusão Eleitoral (PIEL) e a promoção do Março Lilás, com ações voltadas à saúde da mulher.
Novos anúncios

Câmara Municipal de Juazeiro do Norte. (Foto: Rogério Brito/ Site Miséria)
Durante coletiva de imprensa, Felipe Vasques anunciou novos projetos que devem ser implementados nos próximos meses. Entre eles estão a criação de um cursinho pré-vestibular para estudantes em situação de vulnerabilidade social, o projeto Câmara Itinerante, que pretende levar serviços públicos aos bairros e a instalação de um Espaço de Integração Sensorial para pessoas com neurodivergências.
Também está prevista para o mês de abril a realização de atividades voltadas à inclusão de pessoas com transtorno do espectro autista (TEA), como a entrega da Comenda das Mães Atípicas, curso de Comunicação Acessível e a inauguração do Espaço Amigo do Autismo.
Assista a entrevista com Felipe Vasques:
Ver essa foto no Instagram