Foto: Montagem Divulgação
Dados do mais recente levantamento da Paraná Pesquisas, e que ainda não haviam sido publicados, apontam quem são os ministros da terceira gestão Lula (PT) com melhor avaliação popular. As informações divulgadas nesta terça-feira (17) indicam que o cearense Camilo Santana (PT), titular da Educação, divide a primeira colocação com a mdebista, e titular do Planejamento, Simone Tebet. Os dois foram avaliados pela população com média igual a 5,4.
Explica-se que neste caso os pesquisadores pediram que os entrevistados atribuíssem aos ministros uma nota que variava entre 0 e 10. Pondera-se que o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), também foi lembrado e obteve resultado próximo ao dos primeiros colocados. Alckmin, que chefia a pasta da Indústria, Comércio e Serviços, alcançou 5,3 de média. A mesma média foi vista quando o alvo da avaliação era Flávio Dino (PSB), do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Pondera-se que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), colheu uma avaliação mediana, ficando com uma nota média igual a 5. A titular da Saúde, a cientista Nísia Trindade registrou 5,1.
A Paraná Pesquisas ouviu 2.020 cidadãos em todos os estados brasileiros. Os questionários foram aplicados entre os dias 29 de setembro e 3 de outubro.