Foto: Câmara dos Deputados
O deputado federal Célio Studart (PSD) havia retornado à titularidade da Secretaria de Proteção Animal (Sepa) no último dia 13 de março. Contudo, foi novamente exonerado. Desde que foi divulgado que o parlamentar seria nomeado para o 1° escalão da administração de Elmano de Freitas (PT), ele passou menos de 100 dias no cargo.
Célio foi anunciado secretário em 21 de agosto, e deixou o cargo em 10 de novembro. Naquela oportunidade a justificativa era a indicação de emendas no orçamento geral da União para o Estado. Pontua-se que na oportunidade em evidência, o objetivo era que Studart retornasse ao posto de titular da Sepa em dezembro, porém, isso não ocorreu.
Tendo voltado em 13 de março deste ano apenas, o então secretário apenas divulgou editais de apoio à abrigos de proteção animal, saindo mais uma vez da pasta na última quarta-feira (27). Detalha-se que, apesar de ter sido nomeado para o cargo em agosto, Célio passou apenas 94 dias enquanto titular de fato, no restante do período ele esteve afastado das funções administrativas da secretaria.
Procurada, a assessoria do deputado afirmou que a nova exoneração se dá pela possibilidade do político disputar as eleições municipais deste ano em Fortaleza, seja como postulante a prefeito ou compondo como vice em alguma chapa. Erich Douglas Moreira Chaves, que atuava como secretário-executivo, também deixou o cargo.
A Sepa passará a ter como titular Estevão Sampaio Romcy, que em outra oportunidade já havia sido anunciado como secretário-executivo da pasta.