Cinco candidatos estão concorrendo em Juazeiro do Norte (Fotos: Guto Vital)
Até que uma vacina seja disponibilizada em escala mundial, o ano de 2021 em diante também será de preocupações com a pandemia. O vírus, que de acordo com as autoridades ainda está presente, deverá ainda ser a principal preocupação com os novos gestores a partir de janeiro.
Pensando nisso, o Miséria fez um levantamento no plano de governo dos candidatos a prefeito de Juazeiro do Norte. Como eles estão planejando lidar com a pandemia caso sejam eleitos? Constam nas propostas de governo medidas enérgicas e permanentes para o controle do distanciamento social? Quais as mudanças na Saúde, Turismo, Desenvolvimento Urbano e Educação que poderão ser feitas em adequação?
Essas respostas foram o norte para pesquisar nos projetos dos cinco candidato qual a importância foi dada para esse problema inerente.
Ana Paula Cruz (PSB) – 41 páginas. O plano de governo da candidata Ana Paula Cruz não menciona a problemática do novo coronavírus. Acesse aqui.
Arnon Bezerra (PTB) 37 páginas – O Plano aborda propostas sobre a pandemia. Acesse aqui.
O projeto mostra a pandemia agravando os problemas já existentes. Reforça propostas da saúde, principalmente no cenário de pandemia e pós-pandemia. “Na Pandemia e nas Pós Pandemia intensifica-se a ameaça da evasão escola”.
“Juazeiro está preparado para a inclusão digital total, garantindo o espaço físico e simbólico de motivação para os alunos na reconstrução. O poder público tem o dever de incentivar as melhores práticas, introduzindo, também aqui, a educação digital e a educação ecológica, cruciais na Pandemia e na Pós Pandemia”.
Demountieux Cinquentinha (PSOL) 34 páginas – O Plano aborda rapidamente propostas sobre a pandemia. Acesse aqui.
Tabelamento dos preços dos equipamentos de proteção individual (EPIs) e dos utilizados no controle da transmissão da Covid-19. Ressalta também a importância do SUS no contexto da pandemia.
Glêdson Bezerra (Podemos) – 25 páginas. O Plano aborda propostas sobre a pandemia. Eixo desenvolvimento econômico. Acesse aqui.
“O pós-pandemia exige da próxima Administração um protagonismo na busca de novos investimentos e empreendimentos que auxiliem na retomada da economia”, diz um trecho do projeto. Na APRESENTAÇÃO: Ademais […] Diante desse quadro, bem como da incerteza que assola a humanidade no pós-pandemia do coronavírus, urge que a próxima Administração tenha como missão primordial devolver a autoestima da nossa gente.
Ação estratégica de CULTURA: “Desenvolver um calendário permanente de atrações como feiras, seminários, apresentações, com o propósito de oferecer uma retomada da atividade cultural no pós-pandemia, gerando empregos diretos e indiretos e, assim, atrair o público da Região do Cariri para estimular a retomada da recuperação da economia desse setor”.
Nelinho Freitas (PSDB) 50 páginas. O Plano aborda propostas concretas sobre a pandemia. Acesse aqui.
- Ampliar e modernizar o Centro de Infectologia de Juazeiro do Norte;
- Equipar os Agentes Comunitários de Saúde – ACS com os aparelhos de
oxímetro de pulso e termômetro infravermelho digital para monitoramento de
possíveis casos de contaminação da COVID-19; - Intensificar o trabalho de conscientização e de sensibilização das pessoas
sobre os cuidados para evitar a contaminação do novo coronavírus; - Promover constantemente a inspeção sanitária nos principais pontos da
cidade; - Promover treinamento de Biossegurança para todos os servidores públicos
municipais, seguindo as normas de distanciamento social, proteção individual
e higiene do Plano Estadual de Contingência do Ceará; - Garantir a distribuição de kits de combate à Covid-19, contendo máscaras e
álcool em gel; - Manter em pleno funcionamento a estrutura existente de combate ao novo
coronavírus, como pontos de testagem rápida e unidades específicas de
tratamento, evitando custos desnecessários em uma possível nova onda de
contágio; - Expandir pontos de testagem rápida em locais estratégicos da zona rural do município.