
Deputado federal Yury do Paredão (MDB-CE). Foto: Reprodução.
O deputado federal Yury do Paredão (MDB-CE) propôs iniciar um debate sobre gratuidade no transporte público na Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados. Inicialmente, a proposta pretende realizar audiências públicas com os prefeitos de cidades como Caucaia (CE), Maricá (RJ) e São Caetano do Sul (SP), que implementaram o passe-livre em todos os dias da semana ou aos finais de semana e feriados.
Até o momento, o deputado não apresentou um projeto de lei sobre o tema, pois, segundo ele, o foco é ouvir os gestores para entender a viabilidade do projeto nos municípios. “Tem gente que acha que não dá pra fazer, mas tem cidade que já está fazendo. Queremos ouvir essas experiências de perto e entender como é que elas estão funcionando na prática”, afirmou o deputado.
Segundo levantamento da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), até setembro de 2024, 136 cidades brasileiras já adotavam a tarifa zero. “O transporte gratuito é uma forma de garantir que as pessoas tenham acesso a direitos básicos. Ir pra escola, pro trabalho, pro médico. Se a pessoa não tem dinheiro nem pra passagem, ela fica pra trás”, complementou Yuri.
A Comissão de Desenvolvimento Urbano, presidida por Yuri, é responsável por discutir temas como mobilidade urbana, transporte, habitação e infraestrutura das cidades.