Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Em Juazeiro do Norte, número de mulheres na Câmara cai quase pela metade
Sarah Gomes
Em Juazeiro do Norte, número de mulheres na Câmara cai quase pela metade
Jacqueline Gouveia (Republicanos) e Yanny (PL) (Reprodução)

Neste último domingo (15) mais de 140 mil juazeirenses foram às urnas escolher os representantes da Câmara de Vereadores. Dos 21 vereadores eleitos, apenas três são mulheres.

O resultado da apuração divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) surpreendeu pela queda de representatividade feminina na Casa Legislativa de Juazeiro do Norte, município em que 54,73% do eleitorado é composto por mulheres.

Em 2016, cinco mulheres foram eleitas na cidade: Aninha Teles (PDT), Auricélia Bezerra (PDT), Jacqueline Gouveia (Republicanos), Rita Monteiro (PDT), Rosane Macêdo (Cidadania). Já este ano, esse número caiu para três, com duas reeleições e uma novata: Jacqueline Gouveia (Republicanos), Yanny (PL) e Rosane de Ronnas Motos (Cidadania).

No entanto, esse resultado não surge apenas da falta de diálogo entre candidatas e eleitores, mas também da força das coligações. A exemplo da candidata Auricélia Bezerra (PTB), que não garantiu a reeleição, mas conquistou mais votos que dois dos 21 vereadores eleitos.

Para aqueles que torcem para uma maior presença feminina na Câmara de Vereadores, resta aguardar que Juazeiro do Norte siga o exemplo de outras cidades progressistas do Nordeste nas eleições de 2024, como Campina Grande (PB), que este ano quadruplicou o número de mulheres eleitas no Legislativo.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria
Publicidade