Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Em nota, instituto repudia declaração sobre autismo feita pelo vereador Márcio Joias: “profundo desconhecimento”
Na sessão da terça-feira (2) o parlamentar afirmou que o prefeito de Juazeiro do Norte tem "problemas psicológicos" e se nascesse hoje seria "registrado como autista"
Paulo Junior
Vereador Márcio Joias - Foto: Lucas Vieira

O Instituto Multidisciplinar de Cuidado à Criança (IMCC) divulgou nota de repúdio às declarações do vereador juazeirense Márcio Joias (PRD). Na sessão da última terça-feira (2) o parlamentar comparou o atual prefeito da cidade, Glêdson Bezerra (Podemos), com um pessoa diagnóstica no âmbito do espectro autista. O parlamentar classificou o gestor como “um menino ruim”, e disse que se ele tivesse nascido hoje seria “registrado como autista”. 

O IMCC afirmou que as declarações do vereador apontam o “seu profundo desconhecimento sobre as realidades vividas pelas pessoas com TEA e suas famílias”. A instituição pontuou, ainda, que tais declarações dificultam a inclusão e propagam estigmas preconceituosos. Na nota, o IMCC “exige” que o parlamentar se retrate e “se informe adequadamente” sobre o tema.

Após a repercussão negativa das pontuações feitas na última terça-feira, o vereador publicou vídeo em suas redes sociais. No vídeo, ele afirma que o que houve foi um “mal entendido”. Segundo o político, ele apenas “trocou as palavras”. márcio Joias afirma que iria chamar o prefeito de “narcisista” e acabou chamando-o de “autista”. O parlamentar alegou, ainda, que “tem autismo na família” e se colocou como um defensor da causa, dizendo trabalhar com “vários projetos de inclusão social”. 

Nas redes sociais o prefeito Glêdson Bezerra também repudiou a fala do vereador de oposição. Glêdson definiu a pontuação feita por Márcio Joias como “capacitista” e “preconceituosa”

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
Publicidade