O deputado estadual Fernando Santana (PT) apresentou na abertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa do Ceará (ALECE) projeto de lei que institui o dia 24 de outubro, dia do martírio da menina Benigna, feriado estadual. Benigna Cardoso da Silva é a primeira beata cearense reconhecida pelo Vaticano.
O projeto apresentado pelo parlamentar observa, ainda, que a data deverá, caso aprovada, ser incluída no calendário de eventos do estado. Na justificativa, Santana lembra que Benigna tornou-se símbolo da luta contra o feminicídio e a violência sexual.
Hoje, Benigna reúne anualmente milhares de pessoas em Santana do Cariri, sua cidade natal, para a romaria em sua homenagem. Lembra-se que ela foi assassinada aos 13 anos, em 1941, quando resistiu às tentativas de violência sexual.
O processo de beatificação de Benigna Cardoso começou em 2011, quando a Diocese de Crato deu início a uma série de pesquisas sobre a questão. Em 2013 o processo foi aceito no Vaticano, e desde o ano passado ela foi nomeada como a quarta mártir do Brasil oficialmente reconhecida pela Igreja Católica.
Com a apresentação do projeto ele passa a tramitar na Casa Legislativa, ainda não existe data oficial para que ele seja discutido por todos os deputados e posteriormente votado. Contudo, a depender da pauta definida pela mesa diretora da ALECE, é possível que a votação ocorra nos próximos meses.

