Da esquerda para a direita, o prefeito e o vice Devaldo ao lado de Pepeta Caldas, Leocádia Rodrigues e Lan Alecar, respectivamente. (Foto: João Alves)
A Gestão Municipal de Altaneira tem 44,4% de mulheres em cargos de confiança. No primeiro escalão, são oito secretarias, além da tesouraria, procuradoria, controladoria e ouvidoria. Apenas as três últimas ainda não possuem titulares. Das nove nomeações, quatro serão ocupadas por mulheres.
Em números percentuais corresponde a 44,4% do comando das pastas administradas diretamente no município. As informações são do blog do Negro Nicolau.
Faltam ainda três nomes para que fique completo o primeiro escalão. Essa representatividade feminina nas posições de tomada de decisão é significativa.
Em que pese ao quesito raça, dos nove nomes apresentados, apenas um autodeclara-se negro. Trata-se de Júnior Paulino, que ocupa a pasta da Saúde. Esses dados demonstram que o caminho para que se tenha representatividade negra em cargos de tomada de decisão e para romper com o racismo institucional é mais difícil e doloroso.