Para votar, o eleitor deverá levar um documento oficial com foto e o título de eleitor (Foto: Agência Brasil)
Esse ano, as eleições municipais começam um pouco mais cedo, às 7h, e vão, como de costume, até às 17h. O horário das 7h às 10h será destinado prioritariamente à votação dos idosos.
O que levar?
No dia 15 de novembro, será obrigatório o uso de máscara para entrar nos locais de votação e o eleitor também precisará levar um documento de identificação com foto, que pode ser físico ou digital, como o e-Título, por exemplo. É importante também que cada um leve sua própria caneta, o que diminuirá a chance de contágio por meio da troca de materiais. Já a cola-pesca ajuda a diminuir o tempo de permanência na seção e, assim, as chances de fila e aglomeração.
Biometria
Nas Eleições 2020, não haverá a coleta de identificação biométrica dos votantes em todo o Brasil. Cada eleitor deverá assinar o caderno de votação antes de registrar seu voto na urna eletrônica. Assim não será necessário que o mesário segure em sua mão. A suspensão da coleta
é mais uma das medidas de segurança sanitária que pretendem inibir o contágio do novo coronavírus no dia do pleito.
Comprovante de votação
Outra novidade para 2020, é a possibilidade do eleitor escolher se quer ou não levar o comprovante de votação para sua casa. Também com o objetivo de diminuir a circulação de papel e consequentemente do vírus, recomenda-se que o eleitor retire uma certidão de quitação pela
internet ou pelo aplicativo e-Título, a partir de dezembro, quando o Cadastro de Eleitores já estará atualizado com os dados do último pleito.