Em Juazeiro do Norte as eleições de 2020 trouxeram muitas surpresas e sofrem influência direta de líderes políticos estaduais. Só no campo da esquerda três siglas tiveram intervenções ao nível estadual: PDT, PT e PCdoB. Com o apoio explícito do Governador Camilo Santana e dos irmãos Ferreira Gomes, o atual prefeito pretende ser reeleito.
O PCdoB de Juazeiro ensaiou uma candidatura a majoritária, encabeçada pelo sindicalista Aurelisnor Matias, que não sustentou por falta de um vice na chapa. Durante os 4 anos de gestão de Arnon Bezerra, os comunistas se colocaram como oposição.
O partido, até então comandado pelo professor Germano Lima, sempre foi protagonista nos atos em oposição ao atual gestor, com intervenções nas siglas PDT, PT e PCdoB. Germano se posicionou junto a maioria dos militantes e candidatos do PCdoB e o grupo partidário não fez coligação com os Bezerras.
O apoio à candidatura de Gledson Bezerra (Podemos), que na opinião do professor é a única candidatura que pode derrotar a “velha política” em Juazeiro, quebrou barreiras entre esquerda e direita na terra do Padre Cícero.
Com o estigma de “bolsonarista”, Gledson Bezerra recebe a adesão da maioria dos candidatos do PCdoB e da liderança estadual da sigla. Com essas adesões, a direção estadual sem um aviso ou comunicação plausível, destituiu a direção municipal em Juazeiro do Norte . Além disso, lançou nota de apoio à candidatura do PSOL, que segundo o IBOPE é a segunda maior rejeição, além de estar na última colocação em intenções de voto.
Para o ex-presidente da sigla, o que aconteceu com a maioria do PCdoB e seus candidatos foi uma análise do contexto político local. “A única candidatura que tem condições reais de quebrar essa hegemonia política que já se instala quase que completamente na gestão de Juazeiro é apontada já nas pesquisas eleitorais, em um empate técnico.
A exemplo do Maranhão, onde o atual governador Flávio Dino é do PCdoB e se aliou ao PSDB para derrotar os Sarney, o PCdoB de Juazeiro em sua maioria se uniu ao Podemos para renovar a política de Juazeiro e tentar avançar para melhorar a cidade.
Nenhum dos Candidatos a vereadores do PCdoB manifestou apoio à Candidatura do PSOL, indo contra a orientação da direção estadual. Com tantas mudanças, basta saber como ficará a sigla comunista após as eleições.
O artigo é um texto de opinião e de responsabilidade da autora, e não reflete, necessariamente, o posicionamento do site.