Foto: Marcelo Camargo
O Instituto Paraná Pesquisas divulgou nessa sexta-feira (13) levantamento sobre a avaliação da terceira gestão de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo o órgão, a gestão do petista é aprovada por 51,6% da população, ante 43,7% que desaprova o modo de governar de Lula. Aponta-se que os dados trazidos pelo instituto significam uma diminuição de apoio ao petista, já que em maio a provação chegava a 54,1%.
Explica-se que a Paraná Pesquisas ouviu um total de 2.020 cidadãos, em 126 municípios, divididos entre todos os estados da federação. A margem de erro do levantamento é de 2,2 pontos percentuais, e o nível de confiança é de 95%. Observa-se que como não se trata de um ano eleitoral, o registro da pesquisa junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não é obrigatório.
Pontua-se que os entrevistados também foram questionados sobre as expectativas que tinham sobre a gestão petista. Nessa linha, 31,3% respondeu que administração está ‘pior’ do que imaginavam, já 28,4% afirmou que está ‘melhor’. Por sua vez, outros 38,2% observaram que o governo está dentro daquilo que esperavam. 2,1% não soube ou não quis responder.
Eleições 2026
A pesquisa também mediu a preferência do eleitor para as eleições de 2026. E, de acordo com este levantamento, Lula (PT) lidera em todos os cenários pesquisados. O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) também é bastante citado, porém, atualmente ele está inelegível por meio de uma decisão do TSE.
Nessa linha, explica-se que com a exclusão de Bolsonaro, quem assume a segunda colocação é o governador de São Paulo, Tarcisio de Freitas (Republicanos). Simone Tebet (MDB), Ciro Gomes (PDT), Romeu Zema (Novo), Ratinho Júnior (PSD), Eduardo Leite (PSDB) e o ex-juiz Sérgio Moro (UB) também são citados, mas, em bloco deslocado dos primeiros colocados.