
O documento foi entregue aos parlamentares. Foto: Pedro Hiarley
O município de Várzea Alegre entregou, na última quarta-feira (2) à Câmara de Vereadores o Plano Diretor, feito em parceria com a Universidade Federal do Cariri. O documento segue para análise e discussão no plenário da Câmara Municipal, onde os parlamentares poderão avaliar e propor ajustes. Atualmente, a cidade é regida por um Código de Postura, uma lei que estabelece normas de convivência urbana e ordenamento dos espaços públicos, com abrangência micro.
Com a aprovação do Plano Diretor, o município poderá direcionar de forma mais estratégica os trabalhos de organização urbana e construção civil. “Esse projeto foi iniciado na minha gestão e contou com a colaboração técnica da Universidade Federal do Cariri, que foi essencial para a reformulação e ampliação do material“, destacou o titular da Secretaria de Infraestrutura, Obras e Urbanismo, Elonmarcos Correia.
O Plano, que é obrigatório para todas as cidades com mais de 20 mil habitantes, tem como principal objetivo organizar o crescimento da cidade, com foco no desenvolvimento a médio e longo prazo. Nele, são abordados temas como zoneamento urbano, mobilidade urbana, meio ambiente, habitação, áreas de expansão urbana, infraestrutura, serviços públicos e inclusão social.