Foto: Cláudia Vitorino
Foi decretado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) luto oficial de três dias no país. A posição foi tomada em respeito às vítimas do acidente aéreo ocorrido nessa sexta-feira (9) na cidade de Vinhedo, no interior do estado de São Paulo. A queda de um bimotor deixou 61 pessoas mortas.
A medida que estabelece o luto oficial foi publicada na edição do Diário Oficial da União (DOU) veiculado ontem (9). “É declarado luto oficial em todo o país, pelo período de três dias, contados a partir da publicação deste decreto, em sinal de pesar pelas vítimas do desastre aéreo, voo 2283, rota Cascavel/Guarulhos, ocorrido no dia 9 de agosto de 2024”, diz o texto.
O político já havia se manifestado sobre o acidente no meio da tarde dessa sexta, quando foi informado sobre o fato. Lula estava em agenda em Santa Catarina e ao discursar pediu um minuto de silêncio em respeito às vítimas.
O avião da companhia aérea VoePass caiu por volta das 13h30. A aeronave havia deixado a cidade de Cascavel, no Paraná, e deveria ter finalizado a viagem no Aeroporto de Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo.
Pontua-se que a companhia divulgou a lista de passageiros que estavam na aeronave no final da tarde de ontem, e disponibilizou o telefone 0800 941971 para prestar informações aos familiares.