Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Presidente Lula promete investimentos na segurança pública no Ceará
Lula está visitando pela quinta vez o Ceará este ano.
Rute Oliveira
Foto: Partido dos Trabalhadores

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, esteve em solo cearense na manhã desta sexta-feira (11) para cumprir agenda oficial do governo federal em Fortaleza. Durante a visita, o chefe do Executivo concedeu uma entrevista exclusiva ao Diário do Nordeste, na qual ressaltou a importância dos investimentos em segurança pública para o estado do Ceará.

Questionado sobre o apoio do governo federal aos estados no combate ao crime organizado, o presidente Lula destacou que “o governo repassa dinheiro ao estado do Fundo Penitenciário e do Fundo Nacional de Segurança Pública. No ano passado foram R$ 42 milhões do Fundo de Segurança Pública para o Ceará, o maior valor para o estado desde 2019, quando começou.” Esse recurso, segundo o presidente, é destinado ao combate ao crime organizado, à redução de mortes violentas e ao treinamento de profissionais de segurança.

Lula também enfatizou o aumento das apreensões de drogas e armas pelas forças de segurança federais, como a Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal, além das operações integradas coordenadas pela Secretaria Nacional de Segurança Pública. “Houve uma grande proliferação de armas no governo anterior, e grande parte delas foram parar nas mãos do crime. Nós estamos trabalhando no sentido contrário. Foram mais de 400 armamentos retirados de circulação no Ceará nesses dois anos e mais de 3.400 munições.”

Sobre a Proposta de Emenda Constitucional que irá modificar as questões de segurança, o presidente destacou a importância da ação em conjunto para encontrar formas de combater com eficiência o crime organizado. “A responsabilidade sobre políticas e segurança pública é dos estados, mas precisamos ter uma coordenação melhor entre todos para combater facções e o crime organizado com maior cooperação. Não será uma proposta só do governo federal. Queremos ouvir os 27 governadores para construir um compromisso conjunto nesse campo. Vamos discutir isso depois das eleições.”

Lula está visitando o Ceará pela quinta vez este ano. Na capital, o presidente participará da entrega de apartamentos de um conjunto habitacional do programa Minha Casa, Minha Vida, e da solenidade de entrega de novos ônibus escolares para 113 municípios cearenses. Além disso, ele participará de uma agenda de campanha do candidato à Prefeitura de Fortaleza pelo Partido dos Trabalhadores, Evandro Leitão.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
Publicidade