Compartilhar
Publicidade
Publicidade
TSE inicia lacração dos sistemas eleitorais para as eleições municipais de 2024
Em menos de um mês os eleitores irão escolher seus próximos representantes municipais.
Rute Oliveira
TSE define datas para novas eleições
Foto: Ilustrativa

Na última terça-feira (10) teve início o processo de lacração dos sistemas eleitorais para as eleições municipais de 2024. A cerimônia marca a assinatura e lacração dos programas do Sistema Transportador, encarregado de transmitir os dados das urnas eletrônicas para o mecanismo de totalização de votos dos Tribunais Regionais Eleitorais. Também inclui a validação dos softwares das urnas eletrônicas que serão utilizados nas eleições de outubro.

O momento foi comandado pela presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia. Entidades fiscalizadoras dos sistemas eletrônicos de votação também participaram do processo. Entre elas, partidos políticos, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o ministério público, a Polícia Federal e a Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

De acordo com o TSE, “a assinatura digital assegura que o software que será usado na urna eletrônica não foi modificado de forma intencional ou não perdeu as características originais por falha na gravação ou leitura”. 

Após a cerimônia, os programas serão armazenados na sala-cofre do Tribunal, garantindo sua integridade e segurança. O procedimento também comprova a autenticidade do programa, confirmando sua origem oficial, o próprio TSE.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
Publicidade