Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Prazo para alistamento militar voluntário feminino encerra dia 30 de junho
As interessadas devem residir em um dos 28 municípios estabelecidos pelo  Plano Geral de Convocação. No Ceará, é preciso residir em Fortaleza.
Bruna Santos
As Forças Armadas têm atualmente 37 mil mulheres, cerca de 10% do efetivo. Foto: Exército Brasileiro

Mulheres nascidas em 2007 e que completam 18 anos em 2025, com interesse em se alistar voluntariamente nas Forças Armadas do Brasil têm até o dia 30 de junho para realizar a inscrição. O alistamento pode ser feito nas juntas de serviço militar da Aeronáutica, Exército e Marinha, ou através da internet.

As interessadas devem residir em um dos 28 municípios estabelecidos pelo  Plano Geral de Convocação. No Ceará, é preciso residir em Fortaleza. 

Ao todo, são ofertadas 1.465 vagas, sendo 1.010 vagas para o Exército; 300 para a Aeronáutica e 155 para a Marinha. De acordo com as Forças Armadas, a duração do serviço militar será de 12 meses, podendo ser prorrogado por até oito anos.

As candidatas serão submetidas a entrevista, exames clínicos e laboratoriais, teste físico, entre outras formas de seleção específicas da Marinha, do Exército e da Força Aérea. Após o período na ativa, elas receberão o Certificado de Reservista e a Certidão de Tempo de Serviço. Caso necessário, podem ser convocadas.

Segundo o Ministério da Defesa, “as Forças Armadas têm atualmente 37 mil mulheres, cerca de 10% do efetivo. Atualmente, as mulheres atuam principalmente nas áreas de saúde, ensino e logística ou têm acesso à área combatente por meio de concursos específicos em estabelecimentos de ensino, como o Colégio Naval, da Marinha, a Escola Preparatória de Cadetes do Exército e a Escola Preparatória de Cadetes do Ar, da Aeronáutica”.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria
Publicidade