Foto: Rmcarvalho/iStock
A Receita Federal (RF) iniciou nesta sexta-feira (29) o pagamento das restituições do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) para mais de 221 mil contribuintes que regularizaram suas pendências na malha fina. A consulta ao último lote foi aberta no dia 22 deste mês. Os valores das restituições foram depositados nas contas bancárias dos beneficiados.
De acordo com a RF, a lista de prioridades no pagamento da restituição contempla diferentes grupos. A maioria dos contemplados teve prioridade por informar a chave Pix do tipo CPF ou por utilizar o modelo pré-preenchido na declaração. Além disso, 34.287 contribuintes, com idades entre 60 e 79 anos, também foram priorizados, assim como 8.898 professores, cuja principal fonte de renda é o magistério.
O grupo de prioridade inclui ainda 8.643 moradores do Rio Grande do Sul, que foram afetados com as enchentes ocorridas no estado. Outras prioridades incluem 4.802 idosos com mais de 80 anos e 3.570 pessoas com deficiência ou doenças graves.
Para quem não foi contemplado, a orientação é acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e verificar o extrato da declaração. Caso seja identificada alguma pendência, o contribuinte pode enviar uma declaração retificadora e aguardar os próximos lotes da malha fina.
Em caso de problemas no depósito da restituição, como conta desativada, o valor fica disponível para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Nestes casos, é orientado ao contribuinte buscar a agência mais próxima de sua casa.