Foto: Ascom Governo do Estado do Ceará
No Ceará, 184 municípios aderiram ao Programa Saúde na Escola (PSE), onde vão somar mais de R$4,8 milhões para o desenvolvimento de políticas de saúde e educação, destinadas às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação básica pública brasileira. Na última terça-feira (25), o Ministério da Saúde destinou R$ 90,3 milhões para os municípios que vão receber o Programa. No país, 99% das cidades estão habilitadas ao recebimento do recurso.
O Governo Federal vai ampliar políticas que não foram pensadas pela gestão anterior, a fim de retomar temáticas como o fomento da cultura de paz e direitos humanos, prevenção de violências e acidentes, saúde sexual e reprodutiva, além de prevenção de IST nas escolas. Com a iniciativa, mais de 25 milhões de estudantes devem ser assistidos em todo o país.
Os critérios para o repasse de valores são definidos de acordo com as necessidades dos educandos da educação básica de cada cidade. Assim, o PSE busca integrar saúde e educação para o desenvolvimento da cidadania e qualificação das políticas públicas brasileiras, a fim de melhorar a saúde dos estudantes, diminuir a evasão escolar e a falta de presença no ambiente escolar por problemas de saúde.
Nos últimos anos, apenas as temáticas sobre alimentação saudável, prevenção de obesidade e prática de atividade física foram reduzidas. Agora, o PSE, além dessas, pretende desenvolver todas as pautas previstas. Ainda vão ser inseridas ações relacionadas à saúde mental, mudança que conecta com os intuitos do Grupo de Trabalho Interministerial (Saúde e Educação) para prevenção às violências nas escolas.